Mês Laranja traz conscientização e ações educativas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Agrolândia.

Em Agrolândia, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Educação se uniram em uma importante campanha de conscientização e prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Sob o tema do Mês Laranja, diversas atividades educativas estão sendo realizadas ao longo do mês de maio. Essas iniciativas visam promover o diálogo, a informação e a proteção das crianças e dos jovens da cidade.

Roda de Conversa e Teatro:

Uma das ações marcantes foi a realização de uma roda de conversa envolvendo a rede de atendimento da Assistência Social, professores e funcionários das unidades escolares. O objetivo foi discutir e alinhar o Protocolo de Atendimento em Situações de Violência contra a Criança e Adolescente, fortalecendo a capacidade de resposta da comunidade em casos delicados.

Além disso, a Cia Artística Cobaia Cênica Ltda apresentou um teatro no salão do Esporte Clube Continental, envolvendo cerca de 1000 crianças. A peça “BALEIA” abordou, de maneira lúdica e acessível, estratégias para que as crianças compreendam e se defendam de diferentes formas de abuso e violência.

Palestras Educativas:

Outro destaque foi a presença do palestrante Manoel Mafra, que realizou palestras nas escolas Adolfo Hedel e Pedro Américo, alcançando aproximadamente 1800 crianças e jovens. Com uma abordagem sensível e adaptada para cada faixa etária, as palestras abordaram não apenas a Campanha Nacional do Combate Contra o Abuso e a Exploração Sexual, mas também valores essenciais como gratidão, autovalorização, respeito, amizade e a importância da família.

Por meio de atividades educativas diversificadas e ações que promovem o diálogo e a conscientização, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Educação reafirmam seu compromisso em proteger e cuidar das gerações futuras, criando um ambiente seguro e acolhedor para todos.