Com investimentos de mais de 2 milhões de reais, Prefeitura de Agrolândia se prepara para inaugurar a nova sede da Casa do Autista e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A Prefeitura de Agrolândia tem a honra de anunciar a inauguração da nova sede da Casa do Autista e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), marcada para o dia 21 de setembro.

Casa do Autista: Acolhimento e Apoio às Famílias
A Casa do Autista de Agrolândia é um projeto inovador, dedicado a proporcionar apoio e assistência às famílias, crianças, adolescentes e adultos autistas. Com o objetivo de ajudá-los a enfrentar os desafios sociais associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Casa do Autista oferece atendimento especializado e um ambiente acolhedor.
A implementação deste projeto reflete a sensibilidade da gestão pública de Agrolândia, que em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), a iniciativa privada e a comunidade local, busca aprimorar as condições sociais dos autistas, fornecendo uma rede de suporte. Atualmente, a Casa do Autista atende 52 famílias, mas com a inauguração da nova sede, há planos de expandir o atendimento para até 100 famílias até o final do ano, de acordo com a lista de espera.
A equipe da Casa do Autista é composta por uma equipe multidisciplinar, incluindo diretora administrativa, coordenadora pedagógica, auxiliar administrativo, psicopedagogas, psicóloga, médico psiquiatra, musicoterapeutas, fisioterapeuta, assistente social, psicomotricista, nutricionista, motorista, auxiliar de desenvolvimento educacional e zeladora.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): Cuidado Integral para a Saúde Mental
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um marco importante para a qualidade dos serviços de saúde mental em Agrolândia. Neste local, são oferecidos serviços de saúde para pacientes com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitações. O CAPS é um serviço de portas abertas, destinado a todos que, de alguma forma, convivem transtornos ou vícios, enfatizando a importância da participação familiar e comunitária durante o tratamento.
O acesso ao CAPS ocorre por meio de encaminhamentos das Unidades de Saúde. Após o primeiro acolhimento, realizado por profissionais capacitados, é elaborado um plano de tratamento personalizado de acordo com as necessidades individuais de cada usuário.
Para o início dos atendimentos, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial será composta por Zeladora, Auxiliar Administrativo, Enfermeira, Técnica de Enfermagem, Psicóloga, Assistente Social, Médico Clínico e Psiquiatra.

A Prefeitura de Agrolândia convida a comunidade a participar da inauguração da nova sede da Casa do Autista no dia 21 de setembro às 14 horas e a inauguração do CAPS no mesmo dia às 16 horas.