Prefeitura de Agrolândia oferece grupo terapêutico para tratamento de dores na coluna.

As dores na coluna são um grande transtorno na vida de muita gente, prejudicando os movimentos rotineiros, a atividade profissional e a qualidade de vida.

Como forma de prevenção para uma coluna saudável, a Prefeitura de Agrolândia, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Reabilitação, desenvolveu um projeto de auxílio aos agrolandenses denominado Grupo Saúde da Coluna.

O projeto tem como objetivo, por meio de exercícios físicos, prevenir e auxiliar no tratamento de diversas patologias. O trabalho é destinado para pessoas portadoras de distúrbio osteomuscular lombar, torácico e/ou cervical.

Nas sessões são realizados alongamentos e exercícios de reforço muscular conforme as patologias e as condições dos pacientes, obtendo diminuição do quadro de dor e consequente melhoria da autonomia e qualidade de vida.
 O projeto, realizado por médicos, educadores físicos e fisioterapeutas, teve as atividades desenvolvidas com o objetivo de favorecer a mobilidade articular, a força, trazer a diminuição do quadro de dor e melhoria da condição física como um todo, proporcionando maior autonomia e melhor qualidade de vida para os indivíduos. Além, de incentivar a inserção da prática de exercícios físicos na rotina dos pacientes e capacitar para a continuidade no tratamento em casa.

Para fazer parte do projeto de manejo da dor crônica, os pacientes que possuem algum distúrbio osteomuscular lombar, torácico e/ou cervical precisam ser encaminhados pelo médico da Unidade Básica de Saúde para o agendamento das sessões. Atualmente Agrolândia possui 8 grupos ativos, com encontros semanais nas salas do Centro de Reabilitação.

As sessões realizadas no grupo de manejo da dor crônica ajudam a ampliar a mobilidade articular e fortalecer a musculatura de forma a evitar agravos maiores decorrentes das patologias.