Agrolândia sedia semana de capacitação para entrevistadores de formulários do Cadastro Único
Na segunda-feira, 12/06, foi realizado o encontro do Grupo Intermunicipal de Coordenadores e Técnicos do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em Agrolândia. Recebendo representantes de 14 municípios, o evento teve como objetivo discutir temas relacionados ao programa.
Já nos dias 13/06 a 15/06, a Secretaria de Assistência Social de Agrolândia também sediou uma capacitação de formulários oferecida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), formando novos entrevistadores para Programas Sociais. Essa formação contou com a presença de Magna de Paula, que é psicóloga, gerente de benefícios, transferência de renda e programas e coordenadora estadual do CadÚnico e Programa Bolsa Família, além de representantes de 10 municípios. Os conceitos de entrevista do CadÚnico foram abordados, assim como a importância do preenchimento correto dos dados das famílias nos formulários de entrevista. O objetivo dessa capacitação é aperfeiçoar o conhecimento técnico das equipes sobre o banco de dados, melhorando o atendimento aos munícipes e garantindo que os serviços e benefícios sociais do Cadastro Único sejam acessíveis às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Sobre o CadÚnico.
O Cadastro Único para Programas Sociais é a porta de entrada para o recebimento de diversos benefícios dos governos federal, estadual e municipal. São exemplos de programas aos quais ele dá acesso o Bolsa Família, Programas habitacionais, entre outros.
Para poder acessá-los as famílias devem realizar o cadastro e mantê-lo atualizado sempre dentro do prazo de dois anos contados a partir da data que a família fez a entrevista no posto de atendimento.