Centro de Reabilitação de Agrolândia devolve qualidade de vida a pacientes que convivem com a fibromialgia.

A fibromialgia é capaz de prejudicar a qualidade de vida do paciente, desde seu desempenho no trabalho até seus hábitos.

Pensando nisso, a Prefeitura de Agrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Centro de Reabilitação de Agrolândia, vem desenvolvendo cada vez mais o Grupo de Atendimento ao Paciente com Fibromialgia.

A fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sofre de dores por todo o corpo por longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles. Fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade também estão relacionados à doença, que afeta principalmente mulheres entre 30 e 60 anos, podendo ainda se manifestar em crianças e adolescentes.
No momento, o Grupo de Atendimento ao Paciente com Fibromialgia realiza atendimentos duas vezes por semana em atividades como: alongamentos, exercícios posturais, fortalecimento muscular e mobilidade, além de consulta médica na área da Clínica da Dor e terapias alternativas.

Desde o início das atividades as pacientes relatam que obtiveram uma melhora considerável em relação a flexibilidade, na redução da dor, disposição e por fim, uma redução nas consultas médicas.

Algumas pacientes ainda relatam que antes de participar das atividades do grupo, utilizavam medicamentos diariamente para a dor, o que, com a prática das atividades desenvolvidas nos grupos, hoje não precisam mais.

A Medicina Tradicional Chinesa é uma aliada no tratamento da fibromialgia.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma prática milenar que visa o bem-estar do paciente. Técnicas como acupuntura, bandagem elástica e auriculoterapia também são utilizadas e tem auxiliado os pacientes do grupo de fibromialgia. Os tratamentos alternativos visam a qualidade de vida do paciente, como auxílio para a ausência da dor, enfatizando a saúde e não a doença.