Agrolândia recebe Professores e Alunos dos Cursos de Arquitetura, Urbanismo e Turismo da Unidavi para Rota da Arquitetura Colonial
No último sábado, da 26 de março, aconteceu em Agrolândia o acompanhamento do Restauro da Casa Prochnow e a Rota da Arquitetura Colonial do Município.
O evento iniciou na Câmara de Vereadores de Agrolândia que cedeu o espaço do auditório para que os alunos do curso técnico de turismo da Unidavi e os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidavi pudessem receber uma palestra do professor da Unidavi, Frank Dieter Schulze, que também é o responsável técnico da obra Restauro da Casa Prochnow.
Houve uma conversa entre os profissionais envolvidos no desenvolvimento do Turismo de Agrolândia, a turismóloga Patrícia Ferreira, junto a Secretária de Desenvolvimento Empresarial Turismo e Meio Ambiente, a Sra. Soeli Pickler, com professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, com o Prof. Frank Dieter Shulzze e da Profª Catharina Cavasin e do curso técnico de Turismo da Unidavi com a Profª. Fabiana Dickmann. Contou também com a presença do vice-prefeito Adilson Sieves no plenário, assim como do presidente da Câmara de Vereadores de Agrolândia, o vereador Hélio Miranda, e, do presidente do COMPACH (Conselho Municipal de do Patrimônio Histórico e Cultural) de Agrolândia, o arquiteto Alysson José Krause. Ao meio dia, o grupo recebeu então o Prefeito José Constante, aonde almoçaram juntos.
Após a conversa, o grupo realizou uma visita no local da obra de restauro da Casa Prochnow que recebeu informações e detalhes técnicos do processo de restauro de uma casa construída com a técnica “Enxaimel”, muito utilizada pelos colonizadores alemães que migraram para nossa região e para a cidade de Agrolândia.
A Casa Prochnow foi residência de um dos pioneiros de Agrolândia, o Sr. Leopoldo Prochnow e foi construída no início da década de 30.
Essa obra de restauro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Agrolândia com a finalidade de preservação da história e cultura de Agrolândia.
Os agradecimentos são ao vereador Hélio Miranda, Presidente da Câmara de Vereadores de Agrolândia para a concessão do espaço para a recepção dos alunos e palestra, ao Claudio Zilse, presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Ribeirão do Tigre, por abrir as portas para a visita na Igreja Preta e a Sra. Hildegard Grimm, por abrir e recepcionar os alunos à sua casa, que também apresenta relevante importância cultural e histórica em nossa cidade.