Setembro Amarelo: Caminhada chama atenção para prevenção ao suicídio em Agrolândia.

No último dia 12 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Estratégia Saúde da Família Três Barras, realizou uma iniciativa significativa para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. Uma caminhada percorreu a Alameda Trombudo Alto, promovendo informações e conscientização sobre o tema, bem como destacando as medidas preventivas e de tratamentos disponíveis.

Durante o percurso, profissionais de saúde abordaram os participantes, distribuindo panfletos e oferecendo orientações sobre a importância de discutir o suicídio e suas consequências. Os participantes da caminhada também exibiram cartazes com mensagens de valorização da vida, em apoio à campanha Setembro Amarelo.

A caminhada realizada pela Secretaria Municipal de Saúde faz parte de uma longa programação que inclui atividades ocupacionais, palestras e pedágio de conscientização.

Através dessas ações, a esperança é que mais pessoas estejam dispostas a discutir o tema, a buscar ajuda e a oferecer apoio a quem precisa, contribuindo para a redução das taxas de suicídio e para a valorização da vida. O Setembro Amarelo nos lembra que, juntos, podemos fazer a diferença, não apenas no âmbito local, mas também em nível global, combatendo esse grave problema de saúde pública.

Prevenção como Prioridade

A prevenção ao suicídio é um compromisso contínuo e essencial, e a Prefeitura de Agrolândia tem investido em recursos para apoiar essa causa. A criação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que será inaugurado nos próximos dias, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Reabilitação além das ações de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), são algumas das medidas empreendidas para lidar com a questão. A prevenção, no entanto, deve ser realizada em conjunto, com empatia, escuta ativa e acolhimento. É fundamental observar os sinais e evitar julgamentos, pois cuidar do próximo é o primeiro passo para salvar uma vida.

A campanha Setembro Amarelo ganha relevância global devido a dados alarmantes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos em todo o mundo, perdendo apenas para acidentes de trânsito. A cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida, totalizando cerca de 800 mil suicídios anualmente.

No contexto nacional, o Ministério da Saúde também fornece dados preocupantes. De acordo com o órgão, o Brasil registra uma média de 32 casos de suicídio por dia. Entre os anos de 2011 e 2020, houve um aumento de 30% na taxa de suicídios no país, com um total de mais de 106 mil mortes nesse período.