Agrolândia está entre as cinco redes públicas municipais com melhor desempenho na alfabetização no Alto Vale do Itajaí.

Na recente avaliação do programa Alfabetiza SC, realizada em novembro de 2023 nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Agrolândia, os resultados foram notáveis. Atingindo a pontuação de 81.2, a rede superou a meta estabelecida para 2030, que era de 80 pontos. Este feito coloca Agrolândia entre os cinco municípios com melhor desempenho na alfabetização de estudantes no Alto Vale do Itajaí.

Comparativamente, em nível nacional, apenas 56% das crianças das redes públicas alcançaram o nível de alfabetização esperado para o 2º ano, conforme estipulado pelo INEP.

A importância da alfabetização precoce é destacada pelo envolvimento contínuo desde os primeiros estágios de desenvolvimento. Desde a gestação, com interações maternas que incluem conversas e cantos para o bebê, até as experiências enriquecedoras proporcionadas nas etapas de berçário, maternal e pré-escolar. A consolidação desse processo ocorre no Ensino Fundamental, com o ensino explícito dos elementos fundamentais da escrita alfabética.

O mérito desse sucesso é atribuído aos profissionais da rede municipal de Agrolândia, que desempenham papéis fundamentais nesse processo. Professores, estagiários, auxiliares e gestores demonstram dedicação incansável em enfrentar os desafios diários nas salas de aula, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional de bebês, crianças e adolescentes.

Essa conquista reflete o compromisso e a competência dos envolvidos, solidificando Agrolândia como referência em educação na região.